sexta-feira, 26 de julho de 2013

"É a que tem que pensar..."





Tenho tanto sentimento
Que é frequente persuadir-me
De que sou sentimental
Mas reconheço, ao medir-me,
Que tudo isso é pensamento,
Que não senti afinal.


Temos, todos que vivemos
Uma vida que é vivida
E outra vida que é pensada,
E a única vida que temos
É essa que é dividida
Entre a verdadeira e a errada.


Qual porém é a verdadeira
E qual errada, ninguém
Nos saberá explicar;
E vivemos de maneira
Que a vida que a gente tem
É a que tem que pensar.


(Fernando Pessoa)




 Li esse poema dezenas de vezes, achei simplesmente lindo; ele me fez pensar tanto, além de pensar, me fez refletir...

Tenho medo de interpretá-lo de maneira errada, diferente da intenção do autor, mas percebi que não consigo interpretá-lo de uma maneira unica, visto sua capacidade de englobar tantas coisas, tantas que perco de vista...
Esse poema, pra mim, consegue expressar a vida e sua composição: sentimentos e pensamentos. E estes, como são confusos, como são bons, e como podem ser ruins... Talvez este poema, assim como a vida, não precise de uma interpretação concreta, ou uma que seja considerada correta, talvez só precise ser lido, sentido... Mesmo que esse sentimento seja, no final, somente um pensamento, é fato que me trouxe algo bom, e isso não desejo pensar, definir ou compreender, apenas viver.






















Um comentário: